Com o conhecimento dessas ferramentas básicas, que são alguns dos pontos básicos mais comuns nas costuras, já se pode avançar para um outro nível de dificuldade. Para as pessoas que estão começando agora e para as que já têm mais experiência com a costura, aqui vão algumas dicas para fazer arte e se divertir, costurando com a sua máquina sem sair de casa:

Botão RoupaColocar Botões

Use a sapatilha específica para botões, deixe o seletor de largura para costura reta e o seletor de comprimento em 0. Coloque o tecido e o botão sob o pé do calçador e abaixe, mantendo a agulha do lado esquerdo. Depois disso, gire o volante da máquina até que a agulha fique no furo esquerdo do botão e faça alguns pontos. Depois de feitos alguns ponto, selecione a largura do zigue-zague, e gire o volante, para evitar que a agulha acerte o botão em lugar de atingir o outro buraco. Faça esses pontos em zigue-zague para depois voltar à posição da agulha reta a fim de terminar os pontos. Para deixar o botão ainda mais firme, é só repetir o processo com o outro par de botões

Pregar Elásticos

Primeiro, meça a área em que será aplicado o elástico. Depois de ter tirado a medida da área, divida o valor por quatro. Baseado nesse valor, calcule 3/4 da medida e corte o elástico. Divida a área em 4 partes iguais e marque as extremidades com um alfinete. O elástico também ser dividido em 4 partes. Prenda as marcas do elástico nas marcas da peça com alfinetes e costure, esticando um pouco o tecido, para que o elástico fique bem dividido. Corte os excessos de tecido e dobre o elástico para dentro da peça. Após esse processo, rebata a costura, utilizando o ponto zigue-zague 3 pontinhos ou o zigue-zague comum.

Barra Invisível

Antes de qualquer coisa, para evitar problemas com a barra, faça pontos de zigue-zague na borda do tecido para que não fique desfiando. Depois, dobre-o na altura que você quer a barra. Em seguida, vire a peça ao avesso e faça a segunda dobrada na barra. Alinhe a sapatilha com a margem do tecido e costure de forma que a agulha entre um pouco na dobra que está paralela com a borda, sem que apareçam os pontos do outro lado.

Pregar Zíper

A primeira dica de como pregar um zíper é deixá-lo entreaberto no começo da costura e quando estiver perto do final da costura, fechá-lo completamente. Para começar, coloque na máquina a sapatilha especial para pregar zíperes. Selecione a costura reta e ajuste o comprimento do ponto e marque a área onde deverá ser inserido e alinhave o zíper entreaberto do lado direito do tecido. Monte a sapatilha na posição esquerda e costure. Alinhave o zíper do lado esquerdo. Monte a sapatilha na posição direita e costure.

Conforme a técnica da costura vai se tornando comum, essas dicas vão se fixando na cabeça e virando prática corriqueira. As pessoas com mais experiência já sabem algumas dicas que podem ajudar muito quem está começando. Aqui vão alguns macetes que podem parecer sem importância, mas facilitam bastante na hora de começar a costurar Carretel de linhas.

As linhas são vendidas enroladas e juntas num carretel. Por esse motivo, sempre aparentam ser mais escuras do que realmente são. Portanto, na hora de costurar ou comprar uma linha, veja como é um fio separado para ter uma noção melhor de qual a cor real da linha;

  •  Coloque sempre um imã na caixa de costura para concentrar todos os alfinetes e agulhas num só lugar;
  •  Ao se desfazer de uma roupa, veja se não há alguma parte que possa ser aproveitada ( botões, retalhos e etc.);
  • Caso as agulhas fiquem enferrujadas, use uma esponja de aço para retirar a ferrugem;
  • Quando tiver que interromper seu trabalho e guardar os materiais, deixe a linha na agulha e guarde junto à almofada ou ao imã. Quando for retomar o trabalho, não perderá tempo procurando a agulha ou a linha certa. Além disso, a linha já estará colocada na agulha.